História
O kung-fu Garra de Águia foi criado na dinastia Sung. Esta popularidade, entretanto, só veio na dinastia Ming. O desenvolvimento histórico do kung-fu Garra de Águia é a seguinte: Um monge chamado Lai Chun, que foi um famoso praticante do estilo Fan Tsi (estilo acrobático),desenvolvera um interesse nas técnicas de Garra de Águia, por serem muito úteis e eficientes. Ele dedicou uma grande parte de sua vida treinando e improvisando as técnicas Fan Tsi e Garra de Águia que ele incorporou em uma nova série de técnicas de luta em um sistema único passando chamar-se, "Ien Jiao Fan Tsi (Garra de Águia Acrobático)".
Essas técnicas foram então passadas para um monge chamado Tao Chaig que passou para um monge chamado Fat Sing. Até esse período essas série de técnicas foi somente ensinada para monges budistas e então, essas técnicas não foram conhecidas por muitas pessoas. No final da Dinastia Qing, um homem chamado Lau Si Chun, de Huibei herdou essa técnicas de luta de Fat Sing. Lau Si Chun passou 30 anos praticando. Ele tornou-se famoso em Beijing por causa de seu conhecimento e habilidade em "Shaolin Fan Tsi Ien Jiao" (Shaolin Garra de Águia Acrobático). Lau Si Chun também se especializou na técnica do "Daí Gong Gee" (bastão longo), por causa de sua performance notável nas velhas competições de kung-fu. Alguns anos mais tarde, ele passou toda sua técnica para seu sobrinho Lau Sing Yau. Lau Sing Yau então passou esse conhecimento para seu terceiro filho Lau Kai Man e seu sobrinho Chan Tsi Cheng. Lau Kan Man passou o kung-fu Garra de Águia para seu sobrinho Lau Fat Mang (7ªGeração dos Grãos Mestres)
Características
As técnicas, como de costume nas artes marciais chinesas, inspiram-se nos elementos da natureza e animais. Garra de águia do norte utiliza-se de golpes rápidos fortes e precisos, porém maleáveis e suaves. Há diversas técnicas envolvendo torções e quebramentos, chaves e agarramentos em pontos de pressão e imobilização das articulações, usando-se na maioria das vezes as falanges, simulando a garra de uma águia no momento que ataca sua presa. Chutes, chutes aéreos, quedas, cotoveladas, joelhadas, cabeçadas também fazem parte da extensa lista de técnicas e muitas outras mais. Este é um estilo que explora cada parte do corpo de cada praticante, levando-o ao limite e o forçando a superá-lo.
Técnicas utilizadas
Nome Descrição
JAU Agarrar
DA Golpear
NA Estrangular
FAN GUN Separar Tendões
CHO GWAT Deslocar as Articulações
DIM YUET Atingir Precisamente os Pontos de Pressão
BAAI HEY Parar de Respirar
SIM GIN Esquivar
TUN NOH Saltos e Usar a força do adversário
O Garra de Águia tradicional é baseado em 3 formas fundamentais:
Hahng Kuen Sahp Lo (as 10 Seções do punho dominante);
Lin Kuen Ng Sahp (50 seções de punho combinado);
e 108 Chin-Na (técnicas de chaves de juntas).
As técnicas, como de costume nas artes marciais chinesas, inspiram-se nos elementos da natureza e animais. Garra de águia do norte utiliza-se de golpes rápidos fortes e precisos, porém maleáveis e suaves. Há diversas técnicas envolvendo torções e quebramentos, chaves e agarramentos em pontos de pressão e imobilização das articulações, usando-se na maioria das vezes as falanges, simulando a garra de uma águia no momento que ataca sua presa. Chutes, chutes aéreos, quedas, cotoveladas, joelhadas, cabeçadas também fazem parte da extensa lista de técnicas e muitas outras mais. Este é um estilo que explora cada parte do corpo de cada praticante, levando-o ao limite e o forçando a superá-lo.
Nome Descrição
JAU Agarrar
DA Golpear
NA Estrangular
FAN GUN Separar Tendões
CHO GWAT Deslocar as Articulações
DIM YUET Atingir Precisamente os Pontos de Pressão
BAAI HEY Parar de Respirar
SIM GIN Esquivar
TUN NOH Saltos e Usar a força do adversário
O Garra de Águia tradicional é baseado em 3 formas fundamentais:
Hahng Kuen Sahp Lo (as 10 Seções do punho dominante);
Lin Kuen Ng Sahp (50 seções de punho combinado);
e 108 Chin-Na (técnicas de chaves de juntas).