Portugal conquistou este domingo oito medalhas, quatro de ouro e outras tantas de prata, na modalidade de taekwondo dos Jogos da Lusofonia, que decorrem em Goa, na Índia, até 29 de Janeiro.
As medalhas de ouro foram conquistadas por Joana Cunha (-57 kg), Rui Bragança (-58 kg), Mário Silva (-68 kg) e Júlio Alexandre (-80 kg) durante um longo dia de provas, em que todos os atletas portugueses conseguiram alcançar as finais. Ana Coelho (-49 kg), Joana Cardoso (-67kg), Ana Santos (+67 kg) e Eduardo Sousa (+80 kg) ficaram com a prata, com Portugal a arrecadar as oito medalhas possíveis.
O balanço “é muito bom, mas nunca estamos satisfeitos”, disse o treinador Pedro Póvoa, no final de um dia de provas mais longo do que o previsto, devido a “dificuldades técnicas”. O técnico luso queixa-se, ainda assim, de uma “injustiça”, no resultado de Ana Coelho (-49 kg).
“Merecíamos cinco medalhas de ouro em vez de quatro. Foram três toques à cabeça claríssimos e os árbitros não deram pontos. Fizemos o protesto, mas a comissão deu a vitória à Índia. Acho que foi uma injustiça. Não é assim que se fazem as coisas”, frisou.
As provas estenderem-se devido a dificuldades técnicas, com os coletes eletrónicos a avariarem.
“Tivemos que fazer três finais com coletes normais e isso hoje em dia, e num evento como estes, é impensável”, apontou o treinador Pedro Póvoa, para quem o sucedido deve levar as entidades competentes a “refletir”.
Fonte: Record Online